Bahia
  • Webmail
  • Fale Conosco
  • Twitter
  • Facebook
  • Sesc Nacional
  • Fecomercio

Saúde Mulher

 



O Serviço Social do Comércio oferece mais um benefício para família comerciária: Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher na Bahia, que realiza exames “gratuitos” para prevenção do câncer de mama e colo de útero, além de ações educativas para a promoção da saúde. A Unidade Móvel beneficia a população, uma vez que a instituição aproxima-se de vários elementos para a análise das condições de vida da clientela a ser atendida, ao atuar no local onde vive cada grupo e compreender o contexto social envolvido em sua saúde.
Entre os temas abordados estão os direitos sexuais e reprodutivos, diversidade sexual, planejamento familiar, prevenção à violência doméstica e a mortalidade materna. Atua em municípios interioranos e comunidades periféricas das grandes cidades, de acordo com a necessidade das diferentes localidades. Sua realização se dá a partir de parcerias locais, onde é identificada a demanda de cada comunidade.
O Projeto Sesc Saúde Mulher é uma resposta estratégica do Serviço Social do Comércio à elevada incidência de câncer de mama e de colo de útero no país e representa um apoio importante ao Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama e do Colo do Útero, do Ministério da Saúde.

Calendário de atendimento:
Lauro de Freitas no estacionamento do Complexo de Saúde, na Rua São Cristóvão, s/n, Itinga, até 16/03, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Para agendar o atendimento, a interessada deverá procurar a Unidade de Saúde Básica – áreas cobertas (2ª, 4ª e 6ª-feira) e a Central de Regulação – áreas descobertas (3ª e 5ª-feira).
Pojuca na Policlínica Municipal, localizado na Rua Conselheiro Chaves, s/n, Centro, no período de 19/03 a 11/06/2018, segunda – 13h às 17h, terça a quinta – 8h às 17h, e sexta – 8h às 12h. Serão disponibilizados exames de mamografia e de preventivo – Papanicolau, além das ações de educação em saúde. Mais informações: (71) 3273-8773 ou saudedamulher@sescbahia.com.br
Para o atendimento de qualquer um dos exames é necessário o agendamento prévio com os seguintes documentos (cópia): carteira de identidade, CPF, cópia do comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).


EXAMES OFERECIDOS

Mamografia: Exame realizado em mulher assintomática (sem sinais e sintomas de câncer de mama) com idade entre 50 a 69 anos. O pedido médico é indispensável.

Cipatológico: Indicado a toda mulher que já iniciou sua vida sexual, principalmente aquelas com idade entre 25 e 64 anos. O pedido médico é dispensável.   


ESTRUTURA

•    Consultório para realização de exames citopatológicos (preventivo);
•    Sala de Mamografia: com mamógrafo digital, estação de trabalho e negatoscópio;
•    Mesa ginecológica;
•    Banheiro adaptado;
•    Tenda externa com espaço multimídia para ações educativas, recepção e sala de espera;
•    Elevador Plataforma para acessibilidade de pessoa com deficiência física ou com dificuldade de locomoção;
•    Equipamentos.



RECURSOS HUMANOS

Equipe Fixa: Enfermeira, educadora em saúde, técnicas de radiologia, artífice de manutenção e coordenadora do projeto, que acompanha a Unidade Móvel em todas as localidades.

Equipe Temporária: Técnica de enfermagem, técnica de apoio (recepcionista), vigias e auxiliar de serviços gerais, que serão cedidos ou contratados por instituições ou Órgãos parceiros.

Além disso, conta com a colaboração de laboratório para emissão de laudo, assim como um médico responsável técnico que responde pela Unidade.

FORMAS DE ATUAÇÃO
O Sesc atua em parceria com órgãos que garantem o cuidado nos casos onde são detectados agravos na saúde da mulher. Como os trabalhos são realizados através de parceria o custo benefício se torna viável para ambas as partes, respeitando a realidade local.

CAPACIDADE OPERACIONAL

Além de diversas ações de educação em saúde, a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher terá a capacidade máxima de realizar 32 exames citopatológicos por dia (640/mês em média) e 26 mamografias por dia (520/mês aproximadamente). O Sesc disponibiliza um médico responsável técnico pela Unidade e um coordenador que atua na sede, além da contratação de laboratório para leitura de lâminas do exame citopatológico (Papanicolau) e parceria com o Hospital de Câncer de Barretos (SP) para emissão de laudos e controle de qualidade da mamografia.
Para solicitar o Projeto, o responsável pelo Município/Instituição deverá enviar um ofício para:

Sesc - Administração Regional no Estado da Bahia, aos cuidados do Sr. José Carlos Boulhosa Baqueiro, Diretor Regional.
End.: Avenida Tancredo Neves, 1.109, Caminho das Árvores, Edifício Casa do Comércio, 8º andar . CEP 41820-021, Salvador.

O documento deverá informar sobre o interesse nesta parceria e a partir daí serão realizadas visitas técnicas para promover a avaliação socioeconômica do município, visando à qualidade dos trabalhos a serem realizados.

 

Endereço: 

Av. Tancredo Neves, 1.109, Pituba, Edif. Casa do Comércio, CEP 41820-021, Salvador - Tel.: (71) 3273-8773

E-mail: bibliosesc@sescbahia.com.br