Facebook Instagram Twitter Fale Conosco
Educação Saúde Cultura Lazer Assist�ncia

Cultura

O Programa Cultura se constitui no conjunto de atividades que contribuem para a transformação social mediante o desenvolvimento e a difusão das artes, do conhecimento e da formação de agentes culturais, observando-se as particularidades dos processos simbólicos que ocorrem no meio social.

São desenvolvidas atividades pontuais e sistemáticas em Audiovisual, Artes Visuais, Artes Cênicas (circo, dança e teatro), Literatura, Música e Biblioteca, nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Jequié, Barreiras, Porto Seguro, Paulo Afonso, Vitória da Conquista, Itaparica, Alagoinhas e Jacobina. Cada uma dessas cidades é dotada de Unidades com algum tipo de equipamento cultural (teatro, café-teatro, arena, biblioteca, sala de ensaio, galeria ou espaço expositivo etc) que abrigam realizações de diversas naturezas (espetáculos, concertos, shows musicais, intervenções, performances, exposições, contações de histórias, oficinas, cursos, palestras, debates etc).

As atividades promovidas buscam intensificar a dinamização das ações destinadas à criação, difusão e preservação das artes, sob todas as formas de expressão, bem como a disponibilização de acervos em variados suportes informacionais, com o intuito de contribuir para o bem estar social da clientela preferencial da Instituição, os trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, e seus dependentes, bem como da comunidade em geral.

Além dos ambientes mantidos pelo Sesc, são utilizados espaços públicos (praças, ruas e centros de lojas) por serem campos férteis para disseminar a cultura e atrair pessoas de todas as faixas etárias e segmentos da sociedade.

Com essa atuação, o Sesc expande o acesso da clientela e da comunidade às programações de artes cênicas e visuais, música, literatura, audiovisual, assim como aos serviços e ações da biblioteca, contribuindo para ampliação do repertório simbólico da população e valorização das produções artísticas regionais.

 

 

MODALIDADES / PROJETOS

Os projetos do Programa Cultura, em geral, têm em seu escopo o desenvolvimento de ações regulares, sistemáticas e qualificadas, tanto em espaços próprios e especializados, quanto nos espaços conveniados e parceiros, possibilitando o despertar do interesse da comunidade para as artes e consolidando públicos diversos e espectadores mais assíduos e ávidos pelas programações ofertadas.

Compreendemos que ações realizadas de modo sistemático se convertem em práticas que propiciam a ampliação de saberes, tendo por base processos de aprendizagem envolvendo mediações simbólicas a partir da relação dos indivíduos com bens artísticos e culturais, em uma dimensão crítica e participativa.

 

Artes Cênicas

Consiste em ações destinadas à criação, à produção, à difusão, à fruição e à preservação de expressões cênicas, visando ao desenvolvimento de plateias, comerciários e seus dependentes, artistas, produtores e público em geral. As ações são desenvolvidas por meio das modalidades: Circo, Dança e Teatro.

Palco Giratório - Promove a circulação de espetáculos de variados gêneros, oficinas e diálogos nas áreas do teatro, da dança e do circo, em todos os estados brasileiros, nas capitais e no interior. Reconhecido no cenário cultural pela relevância e contribuição dada à difusão e ao intercâmbio das Artes Cênicas, o projeto contribui para a formação de plateias e o fortalecimento do mercado cultural e artístico. O projeto é realizado em rede.

Sesc Dramaturgias - Oferece oficinas de Leituras Dramatizadas, Escrita Dramatúrgica, Dramaturgia do Ator, da Dança, da Luz e do Circo, entre outras, com o objetivo de valorizar a relação de artistas, profissionais e iniciantes, com as diferentes esferas e possibilidades da dramaturgia. As oficinas, realizadas desde 1998, são ministradas por profissionais renomados da área das artes cênicas e consolidaram-se como uma opção relevante de formação cultural coadunada com a produção cênica contemporânea, estimulando e difundindo a produção dramatúrgica nacional e regional, conforme preconiza a Política de Cultura do Sesc. O projeto é realizado em rede.

Sesc EnCena - Projeto sistemático de contratação de atividades na área das artes cênicas, compreendendo ações formativas e apresentações artísticas de teatro, dança e circo, seguindo, preferencialmente, cinco eixos curatoriais 1. Juventudes, 2. Patrimônio material e imaterial, 3. Afrobrasilidade, 4. Povos originários e 5. Representação e narrativas femininas. A proposta tem por objetivo dinamizar o espaço físico das unidades, fomentar a produção artística e contribuir para a formação, ampliação e fidelização de plateias para apreciação das artes.

Viva Teatro! Viva o Circo! - Comemora o Dia Mundial do Teatro e Nacional do Circo, 27 de março, com uma série de realizações das modalidades teatro e circo. São oferecidas ao público apresentações, exposições, oficinas e debates, em geral, de produções locais, como forma de contribuir para o mercado cultural da cidade.

 

Artes visuais

Consiste em ações destinadas à criação, à produção, à difusão, à fruição e à preservação de manifestações, com o objetivo de desenvolver plateias, comerciários e seus dependentes, artistas, produtores e público em geral. Com predominância de representações visuais, as ações contemplam um amplo espectro entre técnicas artísticas que transitam da vertente popular à produção contemporânea. As ações são desenvolvidas por meio de técnicas variadas, entre elas: pintura, desenho, gravura, escultura, fotografia, instalação, artesanato e multimeios.

ArteSesc - O projeto objetiva difundir as artes visuais através de exposições, palestras, oficinas e debates sobre os mais diversos artistas brasileiros e movimentos artísticos universais, se configurando como um Museu Itinerante, propiciando aos públicos o contato com obras originais ou reproduções artísticas, acompanhadas de material educativo. Em cada exposição são realizadas ações de desdobramentos, conforme orientações e/ou sugestões contidas no material educativo.

Narrativas Visuais - Projeto sistemático de contratação de atividades na área das artes visuais, compreendendo ações formativas e exposições, seguindo, preferencialmente, cinco eixos curatoriais 1. Juventudes, 2. Patrimônio material e imaterial, 3. Afrobrasilidade, 4. Povos originários e 5. Representação e narrativas femininas. A proposta tem por objetivo dinamizar o espaço físico das unidades, fomentar a produção artística, contribuir para a formação, ampliação e fidelização de plateias para apreciação das artes.

ExpoSesc - Consiste na disponibilização de espaço expositivo nas unidades participantes para artistas visuais locais, a partir de uma curadoria que visa ampliar o acesso da clientela preferencial à produção artística contemporânea. São realizadas atividades como exposição e oficinas.

Loja de Artesanato - Promove a exposição e comercialização das peças produzidas pela unidade e artistas/artesãos locais com a finalidade de fomentar a cultura do artesanato.

 

Audiovisual

Consiste em ações destinadas à criação, à difusão, à fruição e à preservação de conteúdos audiovisuais. É considerada obra audiovisual aquela que, pela combinação de imagens e sons, gera significados por meio da impressão da imagem em movimento, independentemente da tecnologia utilizada, podendo ser de diversos gêneros e categorias de classificação, como curta-metragem, média-metragem, longa-metragem, animação, videominuto, videoclipe, documentário, ficção, videoarte, videodança, entre outros.

CineSesc - Consiste em exibições sistemáticas de filmes do acervo Sesc, voltado à sua clientela preferencial, seus dependentes e público em geral, objetivando proporcionar aumento do repertório simbólico, desenvolvimento de novos olhares, sensibilização estética e ampliação da visão de mundo dos sujeitos através do acesso às mais diversas obras audiovisuais de caráter artístico e cultural. O projeto, que é realizado em rede, que prevê também a realização de atividades formativas, como oficinas, debates e palestras.

Mostra Sesc de Cinema - Projeto de abrangência nacional que visa promover a difusão da produção cinematográfica brasileira que não chega ao circuito comercial de exibição, sendo um espaço de lançamento e promoção de artistas de todo o país. São premiadas até 5 (cinco) obras audiovisuais com serviços de produção, pós-produção ou distribuição, e até 7 (sete) obras infantojuvenis com licenciamento dos direitos autorais, para exibição pública pelo período de 2 anos.

 

Biblioteca

Consiste em ações destinadas ao acesso a recursos informacionais em qualquer meio ou suporte, físico ou digital, através de produtos e serviços de natureza biblioteconômica, visando apoiar pesquisas, incentivar a leitura e a multiplicação dos saberes.

Biblioteca do Comerciário e público em geral

Descreve o trabalho sistemático realizado diariamente pelas Bibliotecas que compõem a Rede Sesc de Bibliotecas na Bahia, prevendo os detalhes para viabilização do acesso do público a recursos informacionais em suportes físico e digital, assim como a promoção de ações culturais. Prevê ainda a execução de serviços e produtos biblioteconômicos através das realizações: Consulta, Empréstimo, Oficina, Pesquisa documentária e Captação e difusão de livros, a fim de cooperar para que a clientela preferencial e público em geral tenham elementos que gerem transformações em si mesmos e no meio onde vivem. Acesso gratuito.

Biblioteca Escolar - Descreve o trabalho sistemático de acesso gratuito dos estudantes e equipe pedagógica da Escola Sesc a recursos informacionais em suportes físico, digital e virtual, assim como a promoção de ações, serviços e produtos biblioteconômicos através das realizações Consulta e Empréstimo, Captação e difusão de livros, Oficina e Pesquisa documentária.

BiblioSesc - Serviço Móvel de Biblioteca que consiste na disponibilização sistemática de acervo composto por livros e periódicos, propiciando os serviços de consulta e empréstimo às pessoas que residem em comunidades carentes de acesso a bibliotecas, em Salvador e Região Metropolitana.

Ler e doar - Projeto que promove a troca de livros e/ou gibis, com o objetivo de incentivar o público a doar publicações pelas quais não possui mais interesse ou que já foram lidas, estimulando dessa forma, a circulação destas. Pode ser sistemático (captação contínua) ou pontual (em eventos), a depender do contexto da Unidade que o propõe.

 

Literatura

Consiste em ações de incentivo à produção, ao acesso, à fruição e à preservação da obra literária, considerando-se literatura o discurso verbal que se diferencia pela elaboração estética da palavra, podendo se concretizar nos diversos gêneros e suportes, manifestando-se por meio da escrita e da oralidade.

Arte da Palavra - Rede Sesc de Leituras - O projeto consiste na realização de ações formativas e de fruição literária, abrangendo públicos diversos e faixas etárias distintas. Tem como objetivo oferecer ações que atuem em toda a cadeia da literatura, incluindo a formação e a divulgação de novos autores, a valorização das novas formas de produção e fruição literária, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias. Possui três circuitos: Oralidades, Autores e Criação literária.

O Sesc na Flipelô - Realização da Festa Literária do Pelourinho, correalizada com a Fundação Casa de Jorge Amado, quando a instituição oferece ao público uma programação intensa que reúne escritores, leitores, editores, pesquisadores, bibliotecários, oficineiros e contadores de histórias em torno da Literatura.

Literatura de A a Z - Projeto sistemático de contratação de atividades na área da literatura, compreendendo ações formativas e apresentações, seguindo, preferencialmente, cinco eixos curatoriais 1. Juventudes, 2. Patrimônio material e imaterial, 3. Afrobrasilidade, 4. Povos originários e 5. Representação e narrativas femininas. A proposta tem por objetivo dinamizar a programação das bibliotecas e Unidades, fomentar a produção artística, contribuir para a formação, ampliação e fidelização de plateias para apreciação das artes.

FLIFS - Festival Literário e Cultural de Feira de Santana - Programação composta por apresentações artísticas, encontros, debates, exibições de filmes, intervenções urbanas, lançamento de livros, dentre outras atividades. A ação acontece na Praça Padre Ovídio e no Centro Cultural do Sesc, expandindo as ações dos espaços do Sesc e aproximando da clientela preferencial. O evento é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal, a Arquidiocese e a Universidade Estadual de Feira de Santana.

Clube de Leitores - Prevê a realização de encontros para discussões em torno do livro, da leitura e da literatura, desde as técnicas utilizadas nas obras até aspectos sociais, políticos e históricos.

 

Música

Consiste em ações destinadas à criação, à produção, à difusão, à fruição e à preservação da música em seus diversos gêneros e estilos, visando o desenvolvimento de plateias, comerciários e seus dependentes, artistas, produtores e público em geral.

Sesc Sonoridades - Projeto sistemático de contratação de atividades na área da música, compreendendo ações formativas e apresentações artísticas, seguindo, preferencialmente, cinco eixos curatoriais 1. Juventudes, 2. Patrimônio material e imaterial, 3. Afrobrasilidade, 4. Povos originários e 5. Representação e narrativas femininas. A proposta tem por objetivo dinamizar o espaço físico das unidades, fomentar a produção artística, contribuir para a formação, ampliação e fidelização de plateias para apreciação das artes.

O Centro tem Cultura - A proposta tem por objetivo dinamizar o centro de Feira de Santana, local de grande concentração da clientela preferencial, fomentando a produção artística local, através de apresentações musicais, aproximando o público do trabalho do Sesc. O projeto será executado no MAP – Mercado de Arte Popular, ponto de distribuição dos produtos rurais para toda a cidade, que concentra diversas manifestações culturais da tradição feirense como a venda de artesanato, apresentações de repentistas, aulas abertas de capoeira, samba de roda e quixabeira.

Sesc Instrumental - Visa difundir e estimular a música instrumental, a diversidade e expressão artística que há nesse campo. Programado para acontecer na primeira quinta-feira de cada mês, das 18h às 20h00 o projeto pretende entrar na agenda dos trabalhadores da Av. Tancredo Neves e adjacências, assim como para todos aqueles que desejem apreciar uma boa música instrumental. O repertório vai abranger gêneros e estilos diversos da música, a exemplo de marchas, blues, valsas, choros, música clássica e jazz.

Arraiá do Sesc Pelourinho - Projeto que pretende oferecer à clientela entretenimento por meio do resgate do festejo junino, com quixabeiras, repentistas, toadas, aboiadores, quadrilhas, culinária típica e trios de forrozeiros.

Sons da Bahia - Objetiva difundir o trabalho de novos artistas baianos que desenvolvem uma proposta diferenciada no cenário local. O projeto visa dar espaço para  grupos regionais, com trabalhos que caracterizem e representem a diversidade da música na Bahia (samba, forró, chula, rock, baião, percussão, etc.) e também a mistura dessas sonoridades com outros ritmos. Possibilita ainda à clientela do Sesc o contato com a diversidade da música baiana.

Sonora Brasil - O Sonora Brasil é o maior projeto de circulação musical do país, que tem como objetivo difundir a diversidade da música brasileira a partir de recortes temáticos que abordam aspectos do seu desenvolvimento, com especial atenção a música de concerto e música de tradição.

Sesc Partituras - O projeto tem por objetivo divulgar nacionalmente o acervo do Sesc Partituras - biblioteca digital, que visa preservar e difundir o patrimônio musical brasileiro de tradição escrita, democratizando o seu acesso através da disponibilização de partituras digitalizadas e editoradas. Os concertos, que acontecem simultaneamente em Unidades do Sesc de todo o país, contribuem para a popularização da música de câmara, especialmente para a clientela preferencial do Sesc, além de incentivarem o desenvolvimento de intérpretes e compositores regionais e nacionais.

Mostra de Música - Sem caráter competitivo, a proposta da Mostra é criar um ambiente de cooperação mútua entre os artistas. Atento ao cenário musical baiano, que passa por um momento de transformações, marcado por modelos massificados na mídia, o Sesc, através da Mostra, pretende estimular novos artistas proporcionando-lhes espaços culturais para exposição de seus trabalhos, fortalecendo a identidade da música regional e incentivando a pesquisa musical.

 

Multilinguagem

Consiste em ações que envolvem mais de uma linguagem artística e são destinadas à criação, à produção, à difusão, à fruição e à preservação das artes em suas diferentes estéticas, visando o desenvolvimento de plateias, comerciários e seus dependentes, artistas, produtores e público em geral.

Fazendo Arte no Sesc - O projeto Fazendo Arte no Sesc consiste na realização de ações formativas nas atividades de Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Música e Literatura, e envolve ações sistemáticas e pontuais, atendendo às especificidades de cada modalidade, com vista a promover o desenvolvimento artístico dos participantes através de experiências teóricas e práticas sobre os diversos modos de expressão e fruição.

Mostra Sesc de Artes - As Aldeias são mostras de arte e cultura com o objetivo de fomentar a produção e a difusão das mais diversas linguagens artísticas. Durante todo o ano as Aldeias fortalecem os laços comunitários entre artistas e espectadores, buscando inovar e diversificar o circuito cultural brasileiro. Na Bahia são realizadas três Aldeias: Feira de Santana (Aldeia Olhos D'Água), Paulo Afonso (Aldeia Mulungu) e Salvador (Aldeia Pelourinho e Aldeia CCDM).

Dominguinho - O projeto busca garantir, para o público infantil, especialmente comerciários e seus dependentes, uma programação sistemática nas linguagens circo, teatro, dança, literatura e música, um domingo por mês, ao preço de R$ 1,00.

Nordeste das Artes - O projeto visa fortalecer, articular, estimular e valorizar a produção artística e cultural dos estados da região Nordeste por intermédio de ações formativas, mapeamentos, encontros e intercâmbios, privilegiando a diversidade de linguagens, garantindo o que preconiza a política cultural do Sesc, principalmente no que concerne aos princípios da diversidade e do direito cultural. O projeto é composto pela realização de fóruns locais e regional, além de vivências artísticas.

 

 

ATIVIDADES FORMATIVAS (cursos e oficinas)

Abaixo você pode acessar a relação de cursos e oficinas artísticas oferecidos nas Unidades do Sesc. Informações adicionais acerca das datas de inscrição, matrícula, início e término das aulas e valores das mensalidades devem ser consultadas diretamente com cada Unidade nos telefones disponíveis abaixo. Para todos os cursos e oficinas haverá emissão de certificado para os alunos que atingirem a frequência mínima de 75% do total da carga horária prevista. 

 

 

TEATRO SESC CASA DO COMÉRCIO

Curso: TEATRO (INICIAÇÃO E AVANÇADO)

Período de inscrição/matrícula: Janeiro e fevereiro

Período das aulas: Fevereiro a dezembro

Público-alvo: Adultos e adolescentes sem experiência e atores amadores. 

Ementa: O curso propõe aos estudantes o contato com técnicas de improvisação, jogos teatrais, consciência corporal, preparação corporal e vocal para desenvolver de forma lúdica a expressividade necessária para atuação diante de um público.  A metodologia para a turma de adulto avançado é focada no treinamento físico, na musicalidade corporal e elementos rítmicos, propondo, dessa maneira, ferramentas criativas na composição cênica de um corpo expressivo. Para o encerramento do Curso serão apresentadas mostras didáticas abertas ao público. 

Observação: Durante o curso são realizadas duas mostras didáticas, no meio e ao final, abertas ao público.

Informações: 71 3273-8543/8765

 

 

CENTRO DE ATIVIDADES NAZARÉ

Curso: DANÇA CONTEMPORÂNEA

Período de inscrição/matrícula: a partir de fevereiro

Período das aulas: março a dezembro

Público-alvo: jovens, adultos e idosos.

Ementa: Modalidade sem estética pré-estabelecida, baseada na criatividade, liberdade de expressão e consciência corporal, promovendo a saúde física e emocional para ambos os sexos.

Observação: Necessário apresentar atestado médico.


Curso: DANÇA DE SALÃO

Período de inscrição/matrícula: a partir de fevereiro

Período das aulas: março a dezembro

Público-alvo: adultos e idosos

Ementa: Executada em pares, abrange diversos ritmos como o Bolero, Samba, Forró e Salsa, proporcionando diversos benefícios à saúde e estimulando o convívio social.

Observação: Necessário apresentar atestado médico.

 

Curso: TEATRO

Período de inscrição/matrícula: a partir de fevereiro

Período das aulas: março a dezembro

Público-alvo: jovens e adultos

Ementa: Curso regular voltado para a preparação do ator. Trabalha o desenvolvimento da capacidade e habilidade pessoal, através da improvisação, leituras de textos, jogos dramáticos e expressão corporal, visando potencializar e desenvolver aptidões.

Observação: Necessário teste vocacional para turma de adultos.

 

Curso: PERCUSSÃO

Período de inscrição/matrícula: a partir de fevereiro

Período das aulas: março a dezembro

Público-alvo: jovens e adultos

Ementa: Curso sistemático para os amantes da música percussiva que buscam aprimorar técnicas com os mais variados instrumentos de percussão.

 

Curso: CANTO E CANTO CORAL

Período de inscrição/matrícula: a partir de fevereiro

Período das aulas: março a dezembro

Público-alvo: Jovens, adultos e idosos.

Ementa: Curso voltado para aqueles que desejam despertar o interesse pela arte de cantar, bem como para aqueles que já possuem alguma vivência com a música e que deseja aprimorar as técnicas com aulas teóricas e práticas.

 

Curso: VIOLÃO
Período de inscrição/matrícula: a partir de fevereiro

Período das aulas: março a dezembro

Público-alvo: Jovens, adultos e idosos.

Ementa: O curso é voltado para pessoas que querem aprender ou se aperfeiçoar no instrumento musical com aulas teóricas e práticas com enfoque no popular.

Observação: Necessário possuir o instrumento musical.

 

Informações: 71 3254-3923/3902

 

 

CENTRO CULTURAL SESC FEIRA DE SANTANA

 

Curso: CANTO E TÉCNICA VOCAL

Período de inscrição/matrícula: Janeiro e fevereiro

Período das aulas: março a dezembro

Público alvo: Interessados a partir de 17 anos

Ementa: Através de um repertório diversificado que passeia entre os mais variados ritmos, trabalha-se a percepção musical dos estudantes com foco no canto.

Observação: Os alunos deverão trazer caderno de anotações e material de uso pessoal (lápis, borracha e caneta).

 

Curso: VIOLÃO INICIANTE EM GRUPO

Período de inscrição/matrícula: Janeiro e fevereiro

Período das aulas: março a dezembro

Público alvo: Interessados a partir de 10 anos

Ementa: Curso voltado a pratica instrumental em conjunto. Nele os alunos conhecerão as propriedades e possibilidades do instrumento violão.

Observação: Os alunos deverão trazer caderno de anotações e material de uso pessoal (lápis, borracha e caneta).

 

Curso: TECLADO INICIANTE EM GRUPO

Período de inscrição/matrícula: Janeiro e fevereiro

Período das aulas: março a dezembro

Público alvo: Interessados a partir de 10 anos

Ementa: Curso voltado a pratica instrumental em conjunto. Nele os alunos conhecerão as propriedades e possibilidades do instrumento teclado.

Observação: Os alunos deverão trazer caderno de anotações e material de uso pessoal (lápis, borracha e caneta).

 

Curso: ILUSTRAÇÃO DE MODA

Período de inscrição/matrícula: Janeiro e fevereiro

Período das aulas: março a dezembro

Público alvo: Interessados a partir de 12 anos

Ementa: O objetivo do curso é o desenvolvimento do desenho autoral da estilização da figura humana para a moda, desvendar esse universo cheio de traços, formas e cores, de maneira rápida, simples e objetiva.

 

Curso: ILUSTRAÇÃO CRIATIVA

Período de inscrição/matrícula: Janeiro e fevereiro

Período das aulas: março a dezembro

Público alvo: Interessados a partir de 12 anos

Ementa: O objetivo do curso é o desenvolvimento do desenho autoral da estilização da figura humana, desvendar esse universo cheio de traços, formas e cores, de maneira rápida, simples e objetiva.

 

Curso: PROCESSOS CRIATIVOS

Período de inscrição/matrícula: Janeiro e fevereiro

Período das aulas: março a dezembro

Público alvo: Interessados a partir de 16 anos

Ementa: O curso se propõe a desenvolver habilidades técnicas para representação gráfica a partir do uso de técnicas diversas.

 

Curso: INICIAÇÃO AO TEATRO

Período de inscrição/matrícula: Janeiro e fevereiro

Período das aulas: março a dezembro

Público alvo: Interessados a partir de 16 anos

Ementa: O curso terá a linguagem cênica como eixo, contudo acoplada a outras linguagens artísticas, se dispondo a sensibilizar e mobilizar o universo infanto-juvenil-adulto.

 

Informações: 75 3602-0035

 

 

CENTRO DE ATIVIDADES DE BARREIRAS

Curso: CANTO CORAL

Período de inscrição/matrícula: Janeiro e fevereiro

Período das aulas: Fevereiro a dezembro 

Público alvo: Crianças de 07 a 14 anos 
Ementa: Curso sistemático de coral, oferecido a dependentes de comerciários e usuários, de 07 a 14 anos de idade.

Informações: 77 3611-6610 | 3613-4409

 

 

CENTRO DE ATIVIDADES DE PORTO SEGURO 

Curso: INICIAÇÃO AO TEATRO

Período de inscrição/matrícula: Janeiro e fevereiro

Período das aulas: Março a dezembro 

Público-alvo: Adolescentes e Adultos

Ementa: O curso propõe aos estudantes o contato com técnicas de improvisação, jogos teatrais, consciência corporal, preparação corporal e vocal para desenvolver de forma lúdica a expressividade necessária para atuação diante de um público. Para o encerramento do Curso serão apresentadas mostras didáticas abertas ao público. 

 

Curso: VIOLÃO

Período de inscrição/matrícula: Janeiro e fevereiro

Período das aulas: Março a dezembro 

Público-alvo: Infantojuvenil e Adultos

Ementa: Visa o desenvolvimento de habilidades para a execução do violão enquanto veículo de expressão musical, dando ênfase ao repertório popular (brasileiro e internacional). OBJETIVOS: 1) Conhecimento dos acordes desenvolvendo assim a harmonia necessária para a execução do repertório proposto. 2) Trabalhar diferentes dedilhados, batidas, assim como também arpejos para o melhor desempenho do aluno. 3) Desenvolver a prática, performance e diferentes interpretações de acordo com o repertório proposto.

 

Curso: CANTO

Período de inscrição/matrícula: Janeiro e fevereiro

Período das aulas: Março a dezembro 

Público-alvo: Infantojuvenil e Adultos

Ementa: Visa o desenvolvimento individual e coletivo no que diz respeito ao canto e ao conhecimento de um repertório que desenvolva as técnicas adquiridas como cantor solista assim como também o canto coral. OBJETIVOS: desenvolvimento da técnica vocal individual; desenvolvimento do canto em conjunto; e desenvolvimento do canto coral, visando a abertura harmônica das vozes.

 

Curso: BALLET
Local: Sala de Dança Sesc Porto Seguro

Período de inscrição/matrícula: Janeiro e fevereiro

Período das aulas: Março a dezembro 

Público-alvo: Crianças entre 4 e 13 anos

Ementa: Introdução do ballet clássico no repertório corporal de crianças, com faixa etária de 4 a 13 anos. Atrelando ludicidade, composição coreográfica e expressão corporal, é possível aprimorar movimentações, coordenação motora, superar limitações, etc. A dança colabora também com o processo emocional, cognitivo e afetivo, colaborando de forma significativa nas relações sociais de cada sujeito, respeitando suas individualidades e particularidades. O ballet clássico auxilia de forma direta no desenvolvimento corporal cooperando com correção postural, flexibilidade, trabalho muscular, agilidade, reflexo. E no desenvolvimento psicomotor, trabalhando equilíbrio, concentração, assimilação, ritmo. 

 

Informações: 73 3162–5300

 

 

 

SOLICITAÇÃO DE PAUTA

Os interessados em solicitar pauta nos espaços culturais do Sesc Bahia deverá consultar a unidade de interesse por meio do telefone e/ou e-mail e verificar disponibilidade. Posteriormente, deverá baixar o formulário a seguir e encaminhá-lo por email.

 

Contato dos Espaços Culturais do Sesc Bahia.

 

Acesse aqui o formulário de Solicitação de Pauta.

 

Consulte aqui o rider técnico das unidades.

 

Salvador

Teatro Sesc-Senac Pelourinho

Teatro Sesc Casa do Comércio

 

Feira de Santana

Centro cultural e Restaurante Sesc

 

Santo Antônio de Jesus

Centro de Atividades de Santo Antônio de Jesus

 

Jequié

Centro de Atividades de Jequié

 

Barreiras

Centro de Atividades de Barreiras

 

Porto Seguro

Centro de Atividades de Porto Seguro

 

Alagoinhas

Centro de Atividades de Alagoinhas

 

Jacobina

Centro de Atividades de Jacobina

 

 

INSCRIÇÃO DE PROPOSTA ARTÍSTICA  

Clique aqui

Serviço Social do Comércio
Administração Regional no Estado da Bahia
Sede Administrativa - Av. Tancredo Neves,
1.109,Edif. Casa do Comércio, Caminho das
Árvores - Salvador/BA. CEP: 41820-021
CNPJ: 03.591.002/0001-90

Webmail

2011 ® Todos os Direitos Reservados - Conheça o Sesc Nacional - Sesc Nacional Uma entidade do Sistema - Fecomercio