Bahia
  • Webmail
  • Fale Conosco
  • Twitter
  • Facebook
  • Sesc Nacional
  • Fecomercio

Notícias

BAHIA RECEBE REUNIÃO NACIONAL DE LÍDERES DO SESC




O Grande Hotel Sesc Itaparica foi escolhido como sede da 1ª Reunião de Diretores do Sesc, exercício 2017. De 3 a 6 de abril, mais de 100 participantes, entre diretores e gestores de diferentes áreas da instituição, do Departamento Nacional e dos 26 Regionais, debateram questões estratégicas e as atividades planejadas pelos programas nacionais do Sesc. O encontro também foi o marco da finalização do Plano Estratégico que vai nortear as ações da Entidade no Brasil no quadriênio 2017-2020.
“Construímos uma instituição de forma coletiva, preservando a autonomia das administrações regionais. Este é o motivo do sucesso do Sesc. Em encontros como este temos a oportunidade de crescer juntos, com o aprendizado e troca entre os estados”, disse o diretor-geral do Sesc Nacional, Carlos Artexes, na abertura da reunião, que é a primeira das três programadas para o ano. Artexes também falou da importância de planejar o Sesc do futuro, estabelecer metas, firmar parcerias com instituições que tenham objetivos afins, além de modernizar a gestão da entidade criada há 70 anos com o papel de humanizar as relações entre o capital e o trabalho.
O diretor regional do Sesc Bahia, José Carlos Boulhosa Baqueiro avaliou como positivo o encontro sediado, pela primeira vez, em Itaparica. “O Sesc Bahia está participando ativamente dos diversos grupos de trabalho formados pelo Departamento Nacional. Estamos alinhados com os valores e premissas do Sesc Nacional e nos orgulhamos em proporcionar aos nossos funcionários a oportunidade de debater com todo o País as ações para modernizar a gestão Sesc ”, declarou. 
Novos projetos – entre as ações informadas no encontro, esteve a participação inédita do Sesc na Expo ABRH, um dos maiores eventos de recursos humanos do país, a ser realizado de 15 a 17 de agosto, em São Paulo-SP. No Programa Cultura, o destaque foi a apresentação da campanha de 20 anos do Palco Giratório, maior circulação de espetáculos do País. A gerente de Cultura do Sesc Nacional, Márcia Rodrigues, também anunciou para 2017: a Mostra Sesc de Cinema, que vai exibir 22 filmes nacionais em mostras estaduais, e o Arte da Palavra, circulação de escritores da Rede Sesc de Leituras. Ambos têm a Bahia no roteiro.
Já no Programa Educação foram anunciados o Biênio de Matemática, que vai promover atividades lúdicas em torno da disciplina em 2017 e 2018; o Edital Sesc Ciência, para estimular a prática da inovação nas escolas do Sesc; além do novo sistema de gestão educacional e as capacitações para o corpo docente, como o treinamento dirigido aos professores de Arte Educação.
Entre os cases apresentados pelos Regionais, destaque para o projeto Edições Sesc, do Sesc São Paulo, que completa 10 anos. A editora já publicou cerca de 200 títulos  com distribuição por todo o País, por meio de livrarias físicas e e-commerce. Somente em 2016, foram 33 mil livros comercializados, todos da linha editorial cultural.
Por fim, o Plano Estratégico 2017-2020, materialização do trabalho que começou a ser construído pelo grupo no primeiro encontro de 2016, no Pantanal-MS, foi aprovado pelos diretores presentes.