Facebook Instagram Twitter Fale Conosco
Educação Saúde Cultura Lazer Assistência

Sesc entrega 2 cadeiras de rodas da campanha Lacre do Bem

O Sesc Bahia reafirma o seu compromisso socioambiental e colabora solidariamente com o projeto "Lacre do Bem", que visa a qualidade do meio ambiente e o bem-estar social das pessoas com deficiência física.

Desde agosto de 2018, quando foi assinado o contrato de parceria com a coordenação da Campanha, o Sesc Bahia começou a participar como ponto oficial de coleta. Até abril de 2019 foram coletados 750,20kg, o que equivale a 1000 garrafas PET de 2 litros ou 2.520.672 de lacres. Em maio, pela primeira vez, a Entidade realizou a entrega de cadeiras de rodas - uma a Carmerino Moreira Santos, 82 anos, morador de Salvador, no bairro de São Rafael, e outra a Júlia Barbosa dos Santos, 99 anos, residente em Porto Seguro, no bairro Tito Centro, que receberam em suas residências pelas mãos de representantes do Sesc e da Transportadora Patrus.

A campanha "Lacre do Bem" foi criada em 2013 por Julia Macedo, quando tinha 9 anos. Consiste em arrecadar lacres de latinhas de alumínio para vender à reciclagem e com o dinheiro arrecadado comprar cadeiras de rodas que são doadas para pessoas com deficiência. É necessária a reciclagem do equivalente a 140 garrafas de 2 litros cheias de lacres para adquirir uma cadeira de rodas de uso geral - ou seja, 352 mil lacres.

Os lacres são recebidos de doações voluntárias ao projeto, reciclados e vendidos. Com o valor arrecadado, as cadeiras de rodas são compradas e são doadas a pessoas físicas e Instituições Filantrópicas cadastradas no site www.lacredobem.com.br, sem ônus algum para aqueles que se enquadrarem no critério de necessidade, conforme regra definida pela campanha. Na aba "Peça sua Cadeira" contém todas as especificações das cadeiras e regras para as doações. As cadeiras de rodas, provenientes das doações de lacres de todo o Brasil, são encaminhadas à sede da Campanha, em Minas Gerais, através da parceria da Transportadora Patrus (parceira do projeto).

Entidades sem fins lucrativos e Pessoa Física (somente adultos) podem receber as doações. Para ser um beneficiário, a pessoa com deficiência física deve pesar até 90kg e devem atender ao "critério de necessidade e prioridade", que abarca pessoas com dificuldade de locomoção, dependência de outras pessoas para mobilidade, fatores financeiros e outros motivos pelos quais a cadeira venha atender a demanda da locomoção do indivíduo solicitante.

Como meio de valorização da campanha, periodicamente, o Sesc Bahia realiza estratégias de incentivo com os seus públicos, para que as doações de lacres seja uma prática constante. Todas as unidades do Sesc, na Bahia, são pontos de coleta oficiais da Campanha e estimulam a participação dos Trabalhadores do Comércio, de Bens, Serviços e Turismo e seus dependentes para este exercício de cidadania e solidariedade.


Serviço Social do Comércio
Administração Regional no Estado da Bahia
Sede Administrativa - Av. Tancredo Neves,
1.109,Edif. Casa do Comércio, Caminho das
Árvores - Salvador/BA. CEP: 41820-021
CNPJ: 03.591.002/0001-90

Webmail

© 2011 ® Todos os Direitos Reservados - Conheça o Sesc Nacional - Sesc Nacional Uma entidade do Sistema - Fecomercio