Facebook Instagram Twitter Fale Conosco
Educação Saúde Cultura Lazer Assist�ncia

Arte Sesc apresenta exposição “Carybé ilustra Jorge Amado: O compadre de Ogum” no Centro Cultural Sesc Feira de Santana

 

Está em cartaz até 30 de maio a exposição “Carybé ilustra Jorge Amado: O compadre de Ogum” na Galeria de Arte do Centro Cultural e Restaurante Sesc, em Feira de Santana. A exposição é composta por 30 ilustrações produzidas para a abertura do especial realizado pela TV Globo com adaptação de O compadre de Ogum, segunda parte do romance Os pastores da noite de Jorge Amado. As obras em exposição são serigrafias assinadas e numeradas por Carybé em 1997, feitas a partir de aquarelas.

 

A mostra, com visitação gratuita, não só tem o objetivo de colocar os públicos em contato com o trabalho de Carybé, mas também incentivar a pesquisa e discussão sobre a literatura brasileira e a produção de Jorge Amado, o papel da ilustração e a produção artística de Carybé e outros ilustradores, e num sentido mais amplo, sobre os processos de formação da sociedade brasileira - fruto das contribuições culturais de diversos povos africanos, de indígenas de diversas etnias, de europeus e asiáticos, com ênfase na valorização das matrizes africanas que se refletem em aspectos de nosso cotidiano como a língua, a culinária, a dança, a religião, entre outros.

 

A abertura da exposição, que ocorre no dia 6 de março, às 17h, contará com uma Vernissage para receber os convidados. Na mesma ocasião, no Café Teatro da unidade, às 18h, os presentes serão convidados a prestigiar o show “Sambas Atemporais” da cantora Maryzélia, que se apresenta através do projeto Sons da Bahia. Toda a programação tem entrada gratuita e classificação livre.

 

Ainda como parte integrante do Projeto Arte Sesc, dentro da temática de estudos sobre Carybé, acontecerá a oficina “Processos Criativos a partir das Iconografias de Carybé”. A proposta é entender mais sobre o desenvolvimento memorial da história da arte, de artistas que trabalham com a temática africana e a importância de Carybé para a arte e para a cultura afro-brasileira. O ministrante é o artista plástico Yuri Ferraz, que já participou de diversas exposições coletivas, bem como já organizou também exposições individuais, a exemplo de “Irúnmolé”, Galeria ACBEU, Salvador, BA (2012).

 

A atividade que ocorre nos dias 17, 19 e 20 de março, das 13h Às 17h, tem classificação etária de 12 anos e inscrições gratuitas, que podem ser feitas através dos telefones (75) 3602-0037/35 ou presencialmente na Central de relacionamento com clientes do Centro Cultural e Restaurante até o dia 17 de março.

  

Sobre o Arte Sesc

Com o compromisso de difundir a arte pelo país, o  ArteSesc leva ao público exposições, cursos, palestras, oficinas e debates sobre os mais diversos artistas brasileiros. Presente em 80 cidades brasileiras, o ArteSesc é renovado a cada ano, quando ganha dois novos artistas para a coleção.

Todas as exposições são acompanhadas por materiais educativos, com conteúdo didático e abordagens diferenciadas para o público escolar. O ArteSesc elabora ainda catálogos com informações complementares sobre as obras e os artistas.  

Desde a criação do ArteSesc em 1981, mais de 30 mostras de artes visuais diferentes já passaram por quase todos os estados brasileiros. Milhares de espectadores já tiveram a oportunidade de trocar conhecimentos e experiências sobre a produção artística brasileira. Atualmente o ArteSesc busca promover produções modernas e contemporâneas, relacionadas com materiais multimídia e de experimentação.

 

Serviço:


Exposição “Carybé ilustra Jorge Amado: O compadre de Ogum”

Vernissage de abertura: 6.mar | 17h

Período de visitação: 6. Mar até 30.mai | terça a sábado, das 9h às 21h

Visitação gratuita

Classificação: livre

Local: Galeria de Arte do Centro Cultural e Restaurante Sesc Feira de Santana

 

Show “Sambas Atemporais” – com Maryzélia

Data: 6.mar | 18h

Entrada gratuita

Classificação: livre

Local: Café-Teatro do Centro Cultural e Restaurante Sesc Feira de Santana

 

Oficina Processos Criativos a partir das Iconografias de Carybé

Datas: 17, 19 e 20.mar | de 13h às 17h

Inscrições: até 17 de março, presencialmente na Central de Relacionamento com clientes do Centro Cultural e Restaurante ou através dos telefones (75) 3602-0037/35.

Classificação: 12 anos

Informações: (75) 3602-0037/35

Serviço Social do Comércio
Administração Regional no Estado da Bahia
Sede Administrativa - Av. Tancredo Neves,
1.109,Edif. Casa do Comércio, Caminho das
Árvores - Salvador/BA. CEP: 41820-021
CNPJ: 03.591.002/0001-90

Webmail

2011 ® Todos os Direitos Reservados - Conheça o Sesc Nacional - Sesc Nacional Uma entidade do Sistema - Fecomercio