Facebook Instagram Twitter Fale Conosco
Educação Saúde Cultura Lazer Assist�ncia

SONORA BRASIL CELEBRA AS CULTURAS BANTU COM SHOWS INÉDITOS EM SALVADOR

O projeto do Sesc acontece de 03 a 07 de outubro, no Teatro Sesc-Senac Pelourinho, com entrada gratuita 
 
 
Com o tema “Culturas Bantu - Afro-sonoridades tradicionais e contemporâneas”, o Sesc Bahia vai realizar o Sonora Brasil, de 03 a 07 de outubro, no Teatro Sesc-Senac Pelourinho. Neste ano, o projeto vai contar com apresentações inéditas em Salvador, dos espetáculos “O Som da Vida”, com Lucas dos Prazeres, “Marissol Mwaba convida Myrian Mwewa e François Muleka”, e “Malungo IXI – Música Tempo e Afeto”, projeto criado em 2022 especialmente para o Sonora por conta da sua forte influência na formação cultural brasileira e na identidade nacional. Os shows acontecem dias 05, 06 e 07 de outubro, às 19h, e a entrada é gratuita. 
 
Projeto de abrangência nacional do Sesc, o Sonora Brasil circula todo o país destacando, desde 2022, a contribuição dos povos de línguas bantu na música brasileira, aprofundando a discussão da influência das culturas de matriz africana no país. Integram a programação de Salvador, ações formativas, com turmas fechadas, como a vivência cultural no Terreiro do Bate Folha, a aula espetáculo “Reaprender a aprender" e a oficina “O Despertar do Brincante”, com Lucas dos Prazeres, além da oficina "De Ondas Sonoras ao Canto-Expressão", com Marissol Mwaba.  
 
Shows gratuitos no Teatro Sesc-Senac Pelourinho 
 
Som da Vida é um espetáculo solo de Lucas dos Prazeres, multi-instrumentista, mestre da tradição percussiva na cultura popular, músico, bailarino e produtor. A apresentação, que acontece no dia 05/10, às 19h, é um triálogo entre a voz, a dança e a percussão, em um passeio pelas manifestações da cultura popular, naquilo que se tem de mais sublime, na pureza de sua essência, perpetuando a memória de um Brasil ancestral afrofuturista. O Som da Vida traz na oralidade a preservação de um legado que não foi escrito. Transmitido através da convivência coletiva. Expresso no Corpo Memorial de um povo culturalmente plural. Coco de roda, Catira, Ciranda, Boi bumbá, Maracatu, Toré e Baião! Sapateado, Cabôclo de lança, Passista, Ogã e Aboiador! Sozinho em cena, Lucas canta através das brincadeiras e ritos da cultura popular. 
Mwewa, François e Marissol se juntam no dia 06/10, às 19h, em uma apresentação inédita, onde cantam e contam em linha do tempo, canções que marcaram os cruzamentos de suas histórias enquanto família congolesa no Brasil. Mwewa, nascida na República Democrática do Congo, com seu amor pela música foi fonte de muitas referências para François e Marissol, que são hoje artistas com carreiras consistentes atravessadas por todas essas influências assim como pelas músicas do contexto Brasil, país de nascimento dos dois. O repertório intercalado por falas convida o olhar à perspectiva de Congo-Brasilidade, à pluralidade de existências negras no Brasil hoje e ao quão enriquecedoras essas presenças são para os desenvolvimentos cultural e econômico do país. 
 
Concebido pelo selo criativo IXI e capitaneado pelo cantor e diretor criativo Enio, o Projeto Show espetáculo Malungo IXI – Música Tempo e Afeto vai acontecer dia 07/10, às 19hConcebido pelo selo criativo IXI, capitaneado pelo cantor e diretor criativo Enio. O show proporcionou o encontro real da sonoridade tradicional e contempora^nea da Bahia em diálogo com a cultura afro-bantu ancestral e afro-futurista, unindo no palco artistas de grande relevância da música brasileira como Gabi Guedes, Aiace, Mateus Aleluia Filho, Dede Fatuma, Fabrício Mota, Gleison Coelho, Marcos Santos. Tem pesquisa, concepção e direção de Enio Nogueira em parceria com Fabrício Mota. 
 
Sobre o Sonora Brasil 
A música é uma forma de expressão e comunicação capaz de despertar sentimentos e emoções. Ela conecta pessoas, territórios, culturas e gerações. É um meio para desenvolver habilidades, preservar conhecimentos, e ampliar experiências estéticas e criativas. Criado em 1998, o Sonora Brasil é parte integrante da proposta de desenvolvimento cultural e artístico promovida pelo Sesc. Considerado o maior projeto de circulação musical do país, o Sonora Brasil mantém ao longo desses anos a sua proposta de valorização, preservação e difusão do patrimônio cultural-brasileiro, através de apresentações musicais diferenciadas, acústicas e contextualizadas.  
  
O projeto incentiva desde manifestações culturais de territórios isolados até novas experiências de fruição de expressões sonoras e musicais, aproximando o público do fazer musical em uma perspectiva ampla e das pluralidades que constituem identidades e diferenças étnico-culturais no Brasil.  
 

Programação 

 

 

Wildcard SSL Certificates

Serviço Social do Comércio
Administração Regional no Estado da Bahia
Sede Administrativa - Av. Tancredo Neves,
1.109,Edif. Casa do Comércio, Caminho das
Árvores - Salvador/BA. CEP: 41820-021
CNPJ: 03.591.002/0001-90

Webmail

2011 ® Todos os Direitos Reservados - Conheça o Sesc Nacional - Sesc Nacional Uma entidade do Sistema - Fecomercio