Bahia
  • Webmail
  • Fale Conosco
  • Twitter
  • Facebook
  • Sesc Nacional
  • Fecomercio

Notícias

Bahia representada na Etapa Nacional da Mostra Sesc de Cinema

 

 


 

 

Dos 34 filmes licenciados para a Mostra Nacional, 3 produções baianas foram premiadas, sendo um curta e dois longas.
 

A primeira edição da Mostra Sesc de Cinema chegou ao fim no último dia 13 de julho, em evento no Cinema Odeon, no Rio de Janeiro, com a presença de cineastas e profissionais da área de Cultura. Foram escolhidos 34 filmes que participarão da Mostra Nacional para exibição nos espaços culturais do Sesc pelo Brasil a partir de novembro. Das 6 produções baianas habilitadas, foram selecionados os longas “Cores e Flores para Tira” e “Tropykaos, e o curta “Astrogildo e a Astronave”.

 
Etapa Estadual
Antes da etapa Nacional, a Mostra Sesc de Cinema passou por fases estaduais. Na Bahia, foi realizada entre os dias 2 a 12 de junho em Salvador, Barreiras e Vitória da Conquista. Na abertura da etapa Estadual, realizada na Sala Walter da Silveira, em Salvador, foi anunciado a relação de filmes premiados com um contrato de licenciamento de dois anos e indicados para a etapa nacional da Mostra. Foram eles: Astrogildo e a Astronave – Ficção, com direção de Edson Bastos; Ifá – Documentário, com direção de Leonardo França; Muros – Documentário, com direção de Camele Queiroz e Fabricio Ramos; Obra Autorizada – Documentário, com direção de Iago Cordeiro Ribeiro; Cores e Flores para Tita – Documentário, com direção de Susan Kalik; e Tropykaos – Ficção, com direção de Daniel Lisboa. Foram anunciados também os destaques nas categorias Montagem (Ifá), Desenho de Som (Muros), Direção de Arte (Minotauro - viagem ao labirinto do corpo), Direção de Elenco (Tropykaos), Direção de Fotografia (Ifá), Roteiro (Cores e Flores para Tita) e Direção (Obra Autorizada).

 
Mostra Sesc de Cinema
Idealizada e promovida pelo Serviço Social do Comércio em âmbito nacional, a Mostra tem o intuito de promover a difusão da produção cinematográfica brasileira, além de contribuir para o campo audiovisual propiciando espaços de lançamento e promoção de artistas de todo o país.

Nesta primeira edição, foram 1.250 filmes inscritos de cineastas de todo o Brasil. Destes, 957 (107 longa e 850 curta-metragem) tiveram a inscrição validada para concorrer nas seleções estaduais.