Facebook Instagram Twitter Fale Conosco
Educação Saúde Cultura Lazer Assist�ncia

Nova unidade realiza exames gratuitos de mamografia e preventivo ginecológico




O presidente do Sistema  Fecomércio-BA, Carlos de Souza Andrade, e o diretor regional do Sesc Bahia, José Carlos Boulhosa Baqueiro, apresentaram nesta sexta-feira, 15 de abril,  no Sesc Piatã,  a unidade móvel de atendimento Saúde Mulher, que realiza, gratuitamente, exames de mamografia e citopatológico, com os objetivos de rastrear e prevenir as doenças que mais atingem o público feminino ?os cânceres de mama e do colo do útero. A secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Olívia Santana, entre outros representantes do poder público, prestigiaram a solenidade de corte da fita inaugural.

O projeto irá atender, preferencialmente, as comerciárias e suas dependentes habilitadas ao Sesc ?na Bahia são 125 mil mulheres.  “Este é mais um benefício que o Sesc oferece à família comerciária baiana. A unidade começa o seu atendimento em Salvador e depois circulará no Estado, cumprindo com a nossa missão de atender aos comerciários de toda a Bahia”, disse o presidente do Sistema Fecomércio-BA. “O Departamento Nacional do Sesc criou esse projeto em 2012. A Bahia é o terceiro estado no Nordeste a implantar a Saúde Mulher", informou o diretor regional José Carlos Boulhosa Baqueiro.

A secretária estadual Olívia Santana salientou a importância da parceria com a iniciativa privada para o setor de saúde. “É fundamental o oferecimento de novos serviços de atenção e proteção à saúde da mulher, ampliando, assim, o que já é feito pelo serviço público de saúde, que não dá conta de toda a demanda da população”, declarou Olívia.

 

A unidade começou a operar em Salvador, onde deve permanecer por cerca de dois meses. Após esse período, o Sesc leva o serviço para cidades do interior, com significativo número de comerciários, sempre em parceria com as prefeituras, a exemplo do que já ocorre com a unidade de atendimento odontológico OdontoSesc.


COMO AGENDAR O EXAME - A coordenadora da UM Saúde Mulher, Amanda Meira, explica que não é necessário solicitação médica para os exames e o agendamento prévio pode ser feito na própria unidade que está de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h e sexta das 8h às 12h, no Sesc Piatã. Os documentos necessários são o Cartão Nacional de Saúde, RG, comprovante de residência e carteira do Sesc atualizada.

A previsão é de que a unidade Saúde Mulher realize mensalmente 540 mamografias e 540 preventivos (papanicolau), totalizando 1.080 exames, além de atender a um público de 700 pessoas por mês nas atividades de educação em saúde, por meio de palestras e orientações.


PÚBLICO-ALVO: A mamografia atende às mulheres entre 50 e 69 anos, faixa etária onde se observa maior propensão ao câncer de mama, segundo o Ministério da Saúde. Ao focar neste público, que não apresenta sintomas da doença, mas tem potencial de desenvolvê-la, o projeto funciona como uma rede de rastreamento e prevenção. Nos exames citopatológicos, os profissionais atendem as mulheres que tenham idades entre 25 e 64 anos, já com vida sexual ativa, para prevenir o câncer do colo do útero.

“Além dos exames, a equipe do projeto promove ações de educação em saúde dirigidas ao público feminino que serão feitas, inicialmente, nas unidades Sesc em Salvador”, complementa Amanda. A unidade está equipada com infraestrutura de alta tecnologia, possui mamógrafo digital, estação de trabalho, consultório e tenda externa com espaço multimídia para ações educativas. É dotada de acessibilidade para deficientes físicos e possui equipe treinada por profissionais do Hospital de Câncer de Barretos (SP). Os laudos também são gerados por este hospital que mantem convênio com o Sesc em todo o País. Num prazo médio de 30 dias os laudos serão disponibilizados às mulheres na própria unidade Saúde Mulher.

A iniciativa do Sesc destaca-se também pelo atendimento humanizado. Os profissionais dispensam tempo às pacientes para esclarecimento de dúvidas e orientações sobre diversos assuntos, deixando as mulheres à vontade para a colocação de assuntos delicados, mas de grande relevância para a saúde e prevenção, como por exemplo, o uso correto do preservativo e sintomas de determinadas doenças.

A equipe é composta por enfermeira, duas técnicas de radiologia, educadora em saúde, artífice de manutenção e motorista. Atualmente, a Saúde Mulher circula pelos estados de Pernambuco, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Goiás, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Belo Horizonte e agora a Bahia. Ao longo do ano de 2016, a previsão é de que a frota esteja completa, com 24 unidades rodando em 22 estados.

As unidades em operação nos outros estados  já registraram casos de mulheres idosas que realizam os exames pela primeira vez, muitas vezes por falta de orientações. Por isso, uma equipe predominantemente feminina realiza os atendimentos, pois as mulheres se sentem mais à vontade. Outra questão é o treinamento desta equipe, que reforça conceitos sobre o acolhimento e a humanização do atendimento.

Wildcard SSL Certificates

Serviço Social do Comércio
Administração Regional no Estado da Bahia
Sede Administrativa - Av. Tancredo Neves,
1.109,Edif. Casa do Comércio, Caminho das
Árvores - Salvador/BA. CEP: 41820-021
CNPJ: 03.591.002/0001-90

Webmail

2011 ® Todos os Direitos Reservados - Conheça o Sesc Nacional - Sesc Nacional Uma entidade do Sistema - Fecomercio