Bahia
Facebook Twitter Fale Conosco

Centro de Formação Artesanal




OFICINAS DE ARTES
Com o objetivo de valorizar as diversa manifestações culturais, o Sesc realiza oficinas gratuitas que oferecem a oportunidade para o desenvolvimento de habilidades natas através das modalidades de Habilidades Manuais, Corte & Costura, Expressões Artísticas, Culinária e Apresentação Pessoal. | Salvador (Centro de Formação Artesanal). Dia 7/03 - Auto Maquiagem e Limpeza de Pele; dia 19/03 – Cerâmica e Arte com Jeans; e dia 21/03 - Arte Reciclagem. Horário: 13h30 às 16h30. Requisito: 14 anos +. Vagas limitadas. Mais informações: 3266-3791 / 3804 ou supervisaocfa@sescbahia.com.br.


AULÃO 2018
O Sesc promove aula inaugural dos Cursos de Valorização Social realizados nos Núcleos Comunitários de Salvador e Região Metropolitana. Com a presença de alunos, representantes de Instituições, lideranças comunitárias e instrutores, a equipe do Centro de Formação Artesanal falará sobre as normas e o calendário de atividades para o primeiro semestre de 2018. | Salvador (Teatro Sesc Casa do Comércio). Dia 20/03, com turmas às 8h30 e 13h30. Programação:
8h / 13h - Credenciamento
9h / 14h - Abertura artística
9h10 / 14h10 - Abertura oficial
9h40 / 14h40 – Apresentação das Normas para o aluno
9h50 / 14h50 – Palestra “Empoderar e Empreender: O caminho do sucesso”
10h20 / 15h20 - Apresentação Cultural
11h / 16h – Encerramento


EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E HUMANIDADES

ECO SESC

O Serviço Social do Comércio promove palestras, debates e oficinas sobre conservação do meio ambiente na Rede Pública e Privada de Ensino. | Vitória da Conquista (Colégio Método). Dia 16/03, às 8h10 e 14h10.


CULTURA


O Sesc está em todo país para democratizar o acesso dos cidadãos ao cinema, teatro, concertos, museus e bibliotecas. Por isso, entrelaça entretenimento e diversão com educação para promover cultura de qualidade e ajudar na formação lúdica de milhões de brasileiros. Grande parte das atrações culturais do Sesc são gratuitas e chegam em locais que geralmente não recebem circuitos comerciais. O Sesc leva o cinema às praças e o teatro para as ruas. Promove shows e exposições, festivais e saraus sobre temas populares referentes às nossas múltiplas culturas, realidades e sociedades. Além disso, ensina a fazer Cultura por meio de cursos, oficinas e palestras que se multiplicam nas Unidades. 

Veja a seguir, a programação nas Unidades.

MEDIAÇÃO CULTURAL
Ao completar 70 anos em 2016, o Serviço Social do Comércio consolida, junto aos comerciários/dependentes e instituições parceiras, um importante papel como promotor cultural através de ações de mobilização, sensibilização e formação de público. Faça parte desta rede! Informações: 3324-4518 ou mediacaocultural.sesc@gmail.com

Quais são as ações?
Visitas mediadas, apreciação de espetáculos e atividades formativas.

Quais os objetivos?
•    Oportunizar o conhecimento e acesso ao espaço e funcionamento do teatro;
•    Estimular a fruição artística das linguagens de Teatro, Circo, Dança, Música, Performance e Exposição;
•    Incentivar a participação em oficinas, palestras e outras dinâmicas para a criação artística.
•    Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, seus dependentes, e da sociedade em geral, ao oferecer um serviço de formação de novos públicos para o campo artístico-cultural.

Quem é o público-alvo?
Crianças, adolescentes, Jovens, adultos e Idosos.

Quem são os nossos parceiros?
•    Comerciários/dependentes, colaboradores e usuários dos serviços do Sesc.
•    Instituições de ensino: comunitárias, municipais, estaduais, particulares, formais e não formais;
•    ONGs e Associações;
•    Grupos Artísticos e Espaços Culturais;
•    Artistas, educadores, mobilizadores, agentes culturais e empreendedores da cultura.

ESPAÇO CULTURAL SESC
Com o intuito de ampliar o acesso da população ao universo das manifestações artísticas, o Sesc dispõe de pautas e propõe projetos em parceria com artistas locais e regionais para realizarem shows, espetáculos e exposições (individuais ou coletivas) nos teatros, galerias e foyers. Procure o Setor Social na Unidade mais próxima. | Capital e Interior.


EXPOSIÇÃO DE ARTESANATO
Uma galeria repleta de peças decorativas e utensílios para você escolher o presente para a sua família e seus amigos. | Salvador (Centro de Formação Artesanal - Pelourinho). 2ª a 6ª-feira, das 9h às 18h.

CARLOS VERGARA VIAJANTE – EXPERIÊNCIAS DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
O projeto ArteSesc celebra a arte contemporânea por meio da apreciação de obras artísticas extremamente singulares que proporcionam novas tendências para a arte brasileira, instigando o interesse pelo conhecimento e o estímulo a uma nova compreensão da realidade. Nesta exposição, o artista plástico gaúcho Carlos Vergara utiliza os mais variados tipos de materiais e técnicas em obras que perfazem um itinerário de parte da cultura e história brasileira ao estabelecer um diálogo entre a contemporaneidade e as ruínas de São Miguel das Missões, um dos mais importantes sítios arqueológicos do Brasil, no Rio Grande do Sul. | Barreiras (Sesc). Até 9/03, com visitação de segunda a sexta, das 10 às 19h, e aos sábados, das 8h às 12h. | Feira de Santana (Centro Cultural Sesc). De 25/03 a 30/04, com visitação de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Sobre o artista
Carlos Augusto Caminha Vergara dos Santos nasceu em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em 1941. Na década de 1950, chegou ao Rio de Janeiro e trabalhou como analista de laboratório; em paralelo, dedicava-se ao artesanato de joias, as quais foram expostas na 7a Bienal Internacional de São Paulo em 1963, ano em que descobriu o desenho e a pintura. Participou, então, das emblemáticas mostras Opinião 65 e 66, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, e foi um dos organizadores da mostra Nova Objetividade Brasileira. Vergara também foi cenógrafo e figurinista de peças teatrais; suas obras dialogavam com o expressionismo e a arte pop. Inseriu a fotografia e os filmes super-8 em sua prática e desenvolveu uma série de trabalhos sobre o carnaval carioca. No âmbito da arquitetura, criou painéis para edifícios com materiais e técnicas do artesanato popular. Na pintura, produziu quadros abstratos geométricos, explorando tramas de losangos em campos cromáticos. A partir de suas diversas viagens pelo Brasil, Vergara ampliou sua técnica por meio do uso de elementos naturais locais, figurando com uma exímia contribuição para a inserção do rico cenário brasileiro no universo das artes plásticas.


ESPAÇO ARTE
Difundir e ampliar o acesso à produção artística contemporânea através de exposições com artistas locais e regionais. | Salvador (Rua Chile). De 20/03 a 27/04, 9h às 17h - Exposição de obras do artista plástico Flavio Aquarelas com tema que retrata a natureza. | Salvador (Foyer do Teatro Sesc Casa do Comércio). De 1º a 30/03, segunda à quinta, das 9h às 17h, e sexta a domingo, das 14h às 21h – Exposição “Benzadeus”, do artista plástico e desenhista gráfico Carlos França. | Salvador (Aquidabã). Até 13/03, das 8h às 19h - História do Samba, retratos dos principais sambistas do Brasil. | Salvador (Centro de Formação Artesanal – Pelourinho). Até 23/03, 8h30 às 16h30 – Exposição “Fragmentos”, com obras do artista plástico e designer Carlos França. De 26 a 30/03, 8h30 às 16h30 - Exposição fotográfica “Mulheres Espetaculares”.

Webmail