Bahia
  • Webmail
  • Fale Conosco
  • Twitter
  • Facebook
  • Sesc Nacional
  • Fecomercio

Teatro Sesc Casa do Comércio




CANTEIRO DE OBRAS
O projeto ArteSesc promove a exposição que oferece uma visão panorâmica dos trabalhos do artista plástico e arquiteto paulistano Claudio Tozzi, e reúne peças desde o início de sua carreira na década de 1960, até as obras mais recentes permitem que visitante observe a singular qualidade gráfica e o zelo na experimentação cromática que, aliados ao estudo prévio e meticuloso e ao emprego de símbolos e imagens icônicas presentes na mídia (Che Guevara, o Astronauta, protestos), configuram características essenciais da obra do artista. Canteiro de Obras é uma excursão cronológica pela sua obra onde se revela seu processo meticuloso e objetivo, o zelo na experimentação cromática, a utilização de ícones visuais desvelando um artista de elevado rigor formal, cuja obra transita por vertentes construtivas e conceituais. Com 36 obras, traz serigrafias, pinturas e gravuras de Tozzi, um dos primeiros a criar obras sobre os protestos dos estudantes contra a ditadura militar e apresentar as transformações do universo feminino. Os paradoxos da época são retratados nas obras de Tozzi, que provocou polêmica e se manteve na vanguarda. Para criar analogias com a serigrafia, ele usa um rolo de borracha com a superfície reticulada como principal ferramenta de trabalho. A exibição ainda conta com litogravura, técnica de desenho sobre pedra calcária, entre outras técnicas visuais. | Salvador (Foyer do Teatro Sesc Casa do Comércio). Até 31/12, segunda a quinta, das 9h às 17h, e sexta a domingo, das 14h às 21h. Público-alvo: estudantes e profissionais da área de comunicação visual e interessados por arte em geral. Informações ou agendamento para visita de escola: 3273-8732 ou cineteatro@sescbahia.com.br

Sobre o artista
Claudio Tozzi foi um dos expoentes do movimento vanguardista "Novo Realismo", da geração de 60 juntamente com Antônio Dias, Rubens Gerchman, Hélio Oiticica, Lygia Clark . Esse grupo provocou uma ruptura de comportamento contrapondo os artistas que participavam dos circuitos oficiais da arte. Fruto dessa fase histórica suas obras expressam causas populares como em 1967, ”Ocorrência 3114” e em 1968 “Fazei ferver a panela dos Pobres”, além de intervenções no espaço urbano sendo um dos mais conhecidos o painel “Zebra”, de grandes dimensões, colocado na lateral de um prédio na cidade de São Paulo. Dentre outras importantes realizações.

ArteSesc
Com o compromisso de difundir a arte pelo país, o  Sesc leva ao público exposições, cursos, palestras, oficinas e debates sobre os mais diversos artistas brasileiros. Presente em 80 cidades brasileiras, o projeto é renovado a cada ano, quando ganha dois novos artistas para a coleção. Todas as exposições são acompanhadas por materiais educativos, com conteúdo didático e abordagens diferenciadas para o público escolar. O Sesc elabora ainda catálogos com informações complementares sobre as obras e os artistas. Desde a criação do ArteSesc em 1981, mais de 30 mostras de artes visuais diferentes já passaram por quase todos os estados brasileiros. Milhares de espectadores já tiveram a oportunidade de trocar conhecimentos e experiências sobre a produção artística brasileira. Atualmente o Sesc busca promover produções modernas e contemporâneas, relacionadas com materiais multimídia e de experimentação.


ESPAÇO ARTE
Difundir e ampliar o acesso à produção artística contemporânea através de exposições com artistas locais e regionais. | Santo Antônio de Jesus. Até 8/12, das 9h às 16h – Obras do artista plástico Adilson dos Santos com o tema “Pinturas Geométricas Africanas”. | Salvador (Foyer do Teatro Sesc Casa do Comércio). De 16 a 30/12, das 9h às 18h – Mostra Didática “Cor da Cidade Salvador”, exposição coletiva de obras realizadas pelos alunos do Curso de Pintura em Tela do Sesc. A 9ª edição é inspirada em reproduções da arquitetura religiosa, civil e militar da primeira capital do Brasil. | Salvador (Rua Chile). De 13/12 a 13/01, das 9h às 17h – Mostra Didática “Arte Sacra”, exposição coletiva de obras realizadas pelos alunos do Curso de Pintura em Tela do Sesc.


COR DA CIDADE SALVADOR
Mostra Didática com exposição de obras dos alunos do Curso de Pintura em Tela, sob a coordenação da instrutora e artista plástica Sandra Tavares. | Salvador (Teatro SESC Casa do Comércio). De 15 a 30/12, das 9h às 18h. Abertura: 14/12, às 18h.