Bahia
  • Webmail
  • Fale Conosco
  • Twitter
  • Facebook
  • Sesc Nacional
  • Fecomercio

Mesa Brasil




ASSISTÊNCIA

O Sesc promove ações de caráter essencialmente assistencial, e procura colaborar no encontro de soluções para problemas específicos de sua clientela e da comunidade em geral, dentro dos limites da sua capacidade de ação. O trabalho do Sesc é realizado em centros sociais, praças, ruas e parques, promovendo feiras de saúde, gincanas, ruas de lazer, atividades esportivas e campanhas preventivas, gratuitas e abertas a todos. É constituído de iniciativas como o Trabalho Social com Idosos - atividade pioneira no Brasil, que oferece uma melhor qualidade de vida à terceira idade ao estimular o desenvolvimento individual e coletivo, promover sua autoestima e integração em diferentes ambientes, e reconstruir sua autonomia por meio de cursos, esportes e atividades; Trabalho com Grupos - ações que estimulam as potencialidades de jovens, adultos e idosos, pais mães e trabalhadores aposentados em reuniões periódicas, onde os grupos discutem temas que fazem parte do seu cotidiano, auxiliados por profissionais de diversas áreas do conhecimento; e o Programa  Mesa Brasil Sesc - uma rede de solidariedade que abrange todo o país, e na Bahia atua com a colheita urbana de alimentos hortifrutigranjeiros e cereais doados por centros de abastecimento e distribuidores, encaminhando-os às instituições sociais cadastradas.


SOPÃO SESC
As legislações de alimentos (Resolução RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004; Portaria CVS-6/99, de 10.03.99) preconizam que as sobras limpas - alimentos que não foram disponibilizados nos balcões de atendimento - podem ser utilizadas desde que sejam monitoradas e sejam adotados controles de tempo e temperatura. Respaldadas nessas resoluções, o Sesc tem produzido sopas a partir das sobras limpas de produção e doado a instituições localizadas nas proximidades do restaurante do Centro Histórico, devidamente cadastradas e indicadas pelo Programa Mesa Brasil. Implantada em agosto de 2014, esta ação atende atualmente aos projetos “Levanta-te e Anda” e “Bom Jesus”, totalizando uma média mensal de 3.520 beneficiados (moradores carentes e de rua da região do Centro Histórico). O cardápio é resumido a uma sopa à base de feijão e legumes, incrementada com arroz e massa. As sobras no dia do preparo passam por uma avaliação organoléptica, sensorial e de temperatura. Posteriormente são reprocessadas para elaboração da refeição. Todas as etapas são monitoradas com base nos parâmetros e normas de Boas Práticas de Fabricação. Informações: 3324-4504.


CAMPANHA DE DOAÇÃO DE BRINQUEDOS
O Sesc, através do Programa Mesa Brasil, realiza campanha de arrecadação de brinquedos (novo ou usado, em bom estado e funcionando, preferência embalado e identificado o gênero) que serão revertidos para crianças em vulnerabilidade social atendidas nas Instituições cadastradas no Programa, com o objetivo de potencializar o desenvolvimento motor, lúdico e a criatividade. Para cada brinquedo doado, o participante terá direito a um cupom para concorrer ao sorteio de uma bicicleta durante as festividades pelo Dia da Criança. | Salvador (Centro de Formação Artesanal). Até 11/10, das 8h30 às 16h30. Informações: 3324-4524 ou artesanato@sescbahia.com.br. | Vitória da Conquista. Até às 12h do dia 12/10. Informações: 3426-3131 (Setor Social) ou socialconquista@sescbahia.com.br


SESC COMUNIDADE
O Serviço Social do Comércio promove atividades gratuitas voltadas para a integração e desenvolvimento da comunidade, através de reuniões, atividades recreativas e esportivas, campanhas, feiras, exposições, cursos, encontros, palestras, orientações em grupo, apresentações artísticas e roda de conversas sobre os diversos temas. | Salvador (Pernambués e Campinas de Brotas). Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. | Vitória da Conquista (Urbis 6). Dia 4/10, às 10h - Formação de Núcleo Comunitário; dias 5, 19 e 26/10, quinta-feira, das 14h às 17h – Oficinas de Artesanato; de 3 a 31/10, terça, às 9h30 – Reunião na Comunidade. | Santo Antônio de Jesus (São Benedito). Durante o mês de outubro - encontros, orientações em saúde, jogos de interação social, dinâmicas de grupo, roda de conversa, palestras, exibição de filmes e campanhas de saúde. | Salvador (Casa do Sol - Cajazeiras). Dia 6/10, 9h às 16h - Atividades educativas sobre alimentação saudável, higiene pessoal, educação ambiental e educação sexual. | Salvador (Feira de São Joaquim). Dia 10/10, das 9h às 12h – “Dia Mundial da Alimentação”, com orientações sobre aproveitamento integral dos alimentos. | Salvador (Galpão Mesa Brasil). De 8 a 25/10, quinta-feira, das 8h30 às 16h30 - Rede Recostura: oficinas de reaproveitamento de fardamento.


CICLO SOCIAL DE PALESTRAS
O Sesc, através do Programa Mesa Brasil, realiza debates e reflexões sobre a Segurança Alimentar e Nutricional no contexto da promoção das práticas alimentares saudáveis, além de promover a socialização de informações sobre leis e direitos sociais que estejam relacionadas às demandas das instituições atendidas pelo Programa, bem como a discussão de procedimentos e estratégias que facilitem o acesso dos usuários a esses direitos. | Vitória da Conquista. Dia 9/10, às 14h - Apresentação dos projetos desenvolvidos pelas Instituições; e dia 23/10, às 8h30 - Palestra “Alimentos Regionais Brasileiros”. | Salvador (Aquidabã). Dia 26/10, das 8h as 12h – Palestras “Prevenção ao Câncer de Mama” e “Violência Sexual e suas repercussões na Saúde da Mulher”.