Bahia
  • Webmail
  • Fale Conosco
  • Twitter
  • Facebook
  • Sesc Nacional
  • Fecomercio

Seminário Velhicidade




Devido ao aumento da expectativa de vida, a população está cada dia mais participativa e necessita de políticas públicas que garantam a sua locomoção de forma segura através de ações inclusivas. Esta necessidade de acesso está presente para todos os seguimentos populacionais. No entanto, os mais vulneráveis correm o risco de serem excluídos da maioria desses bens e serviços disponíveis nas metrópoles. Pensar em uma cidade amigável e acolhedora para quem nela envelhece e para quem já está na Terceira Idade foi a principal motivação do Serviço Social do Comércio para a realização deste seminário. | Salvador (Teatro Sesc-Senac Pelourinho). Dia 30/05, das 8h às 17h. Inscrições: Gratuito (idosos), R$30 (profissionais) e R$15 (estudantes). Informações: 3324-4506/4513/4512 ou rchile@sescbahia.com.br.

 

Programação:

8h          -    Credenciamento
8h30      -    Mesa-redonda com o tema “Se eu fosse você... A arte de colocar-se no lugar do outro”, com os professores Sissa Mercury e Alan Maia.
9h40      -    Intervalo
10h        -    Palestra “Implicações no espaço urbano frente ao envelhecimento populacional”, com Silvia Camargo Fernandes Miranda – docente da Escola Politécnica da UFBA/Departamento de Engenharia de Transporte e coordenadora do curso de Transporte Terrestre.
12h        -    Intervalo para almoço
13h30    -    Apresentação de canto coral com integrantes do Grupo Fonte de vida
14h        -    Palestra “Velhicidade: Mobilidade Urbana do Idoso”, com José Lázaro de Carvalho Santos - urbanista, mestre em Engenharia Ambiental Urbana, e especialista em Trânsito e Gestão Pública Municipal.
14h30    -    Intervalo
15h10    -    Mesa-redonda com o tema “Acessibilidade nos meios de transportes públicos”, com as participações de Sérgio Goés Dantas Barbosa - coordenador do Setor de Credenciamento da Transalvador; Dilmar Sacramento Copque – representante da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, graduado em Administração de Empresas e Gestão do Trânsito e Transporte, e pós-graduado em Gestão do Trânsito e Transporte; e Cristina Seixas Graça - promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente e Urbanismo (CEAMA)
16h40    -    Considerações finais